Cirurgia Plástica – Wiliam Machado

ago 30

20604332_246291699224001_3667497387068083076_nCirurgia plástica: passo a passo para obter resultados satisfatórios

 

William Machado – cirurgião plástico

 

O Brasil é o segundo país que mais realizada cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os dados são da pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps). No ano de 2015, foram registradas no país 1,22 milhão de procedimentos. Esse destaque brasileiro no ranking de cirurgias plásticas se deve ao crescimento no número de cirurgiões habilitados, crescimento de poder econômico da população e maior facilidade de pagamento.

 

No entanto, o crescimento do interesse em procedimentos cirúrgicos vem acompanhado de poucas e, muitas vezes, errôneas informações em relação a estes procedimentos.  O primeiro passo para a realização de uma cirurgia plástica é saber se este é um desejo próprio do paciente e quais as suas motivações. Por isso, o primeiro contato com o cirurgião plástico faz toda a diferença.

 

É durante a consulta que o paciente tem a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas em relação à cirurgia. Este momento é primordial não só para o paciente, mas também para o profissional que conhecerá as condições clínicas da pessoa e coletará informações importantes. Paciente e cirurgião devem tratar sobre os cuidados antes e após a cirurgia, além de conversar sobre os riscos que envolvem todo e qualquer procedimento cirúrgico.

 

É importante destacar a realização de cirurgias somente por profissionais médicos devidamente capacitados e habilitados. Para isso, um médico necessita de especialização de dois anos em cirurgia geral, três anos de cirurgia plástica em serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ou Ministério da Educação (MEC), está treinado para realizar todos os tipos de cirurgia plástica e submetido a um código estrito de ética, além de ser aprovado em prova escrita e oral para tornar-se membro especialista da SBCP. As clínicas devem ser credenciadas, seguras e com todos os equipamentos necessários.

 

Também se recomenda a assinatura do Termo de Consentimento Informado (TCI), que consiste em uma maneira de cirurgiões e pacientes sentirem-se mais seguros para a realização da cirurgia, uma vez que consolida a relação de contratação do serviço entre ambos, onde o profissional deve informar cada passo do procedimento e o paciente deve ler, declarar que compreendeu e aceitar se submeter ao tratamento proposto.

 

O sucesso de uma cirurgia plástica também depende dos cuidados que o paciente terá antes e após a cirurgia. Estes cuidados devem ser descritos pelo cirurgião e cabe ao paciente seguir à risca suas recomendações. Dentre os cuidados no pós-operatório vale destacar: repouso adequado, dormir em posição orientada pelo cirurgião; não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas; seguir dieta recomendada e evitar exposição ao sol de acordo com o tipo de cirurgia realizada. Além disso, é importante realizar acompanhamentos por meio de consultas periódicas para avaliar a evolução do quadro com o cirurgião plástico.

 

Fazer cirurgia não é algo fácil nem barato. Além de exigir uma série de cuidados, é primordial que haja uma preparação, que envolve exames radiológicos, cardiológicos e clínicos, entre outras atividades exigidas pelo cirurgiãoApesar dos benefícios, é bom lembrar que toda operação tem riscos.

 

Em nossa sociedade, a cirurgia plástica é uma das alternativas a que se pode recorrer para conseguir atingir um total bem-estar. A cirurgia pode proporcionar um aumento na autoestima e melhora na sensação de bem-estar com o corpo. Esta melhora na autoestima reflete não só na vida pessoal do paciente, como também em outros setores de sua vida. Por essa e outras razões, procurar por uma cirurgia plástica não se trata apenas de estética, mas de mudança de qualidade de vida.

Agende uma consulta e saiba mais. 86.32324000 ou WhatsApp 86.998296475

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − seis =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>