Vamos entender o que é a Selic e lidar melhor com as próprias finanças – CILP

set 12

SELIC, você já ouviu falar dela,mas sabe o que é?

Nesse post vamos falar da taxa Selic, um termo que você já deve ter ouvido falar no noticiário mas nunca soube o que é.
Para começar vamos falar o que significa a sigla:
SELIC = Sistema Especial de Liquidação e Custódia
Agora que já sabemos o significado da sigla, mas o que é a Selic?
É o instrumento primário de política monetária do Comitê de politica monetária do Banco Central(COPOM), é a taxa de juros média que incide sobre os financiamentos diários com prazo de um dia útil (overnight) lastreados por títulos públicos registrados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). O Copom estabelece a META para a taxa Selic, e cabe á mesa de operações do mercado aberto do Banco Central manter a taxa Selic diária próxima a meta. Ela foi criada em 1979 para tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos.
Para que serve a Selic?
A taxa Selic é não é fixa e varia todo dia, dentro de um intervalo muito pequeno e pelo fato de ser de curtíssimo prazo e por refletir o risco do governo, ela acaba servindo de referencia para todas as demais taxas da economia. A Selic é conhecida como a Taxa básica da economia brasileira.
Reunião do Copom
O comitê de politica monetária do Banco Central(COPOM) foi citado em alguns momentos do texto e é ele que define a meta da taxa Selic em Reuniões que acontecem a cada 45 dias.
Mais informações conheça o Instituto CILP, inovador, dinâmico, educativo e super empreendedor.
www.cilp.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − quatro =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>